LogoPortal CSN

Nível do Rio Taquari eleva Coxim a estado de emergência, diz Imasul

Chuvas intensas contribuem para aumento do rio, gerando riscos à população

14/02/2026 às 15:09
Por: Redação

O município de Coxim, em Mato Grosso do Sul, está em estado de emergência devido à elevação do Rio Taquari. Esta condição foi confirmada pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que é vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

 

Conforme dados da Plataforma de Coleta de Dados (PCD), o rio ultrapassou a cota de emergência de 500 cm, o que pode acarretar danos materiais e constituir perigo para a população ribeirinha e áreas próximas.

 

Após uma redução do nível do rio na última semana, as chuvas nas últimas 24 horas fizeram o nível subir novamente até atingir a cota de inundação na noite de ontem, dia 13.

 

A previsão meteorológica do Cemtec indica variação de nebulosidade com possibilidades de pancadas de chuva e a influência de frente fria nos próximos dias, afetando a bacia do rio Coxim, que é afluente do Taquari.

 

O Inmet percebeu que as chuvas têm um grau de severidade considerado de perigo potencial. Já o CPTEC apontou a ocorrência de chuvas intensas, categorizadas em níveis 1 e 2. Com a subida do rio, há risco de invasão de água em áreas e instalações próximas, agravando a situação.

 

O Imasul destaca a importância da vigilância das autoridades locais e informa que, após uma análise detalhada, a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul será acionada para tomar as providências de prevenção e resposta necessárias.

 

O monitoramento das condições hidrológicas e meteorológicas da região é contínuo, e a população será atualizada sobre qualquer mudança significativa na situação.

 

Comunicação Imasul

© Copyright 2025 - Portal CSN - Todos os direitos reservados